Tudo o que você precisa saber para abrir uma MEI

Abrir um MEI é a forma mais simples e barata de regularizar sua atividade, com CNPJ, emissão de nota fiscal e benefícios da previdência. Porém, é preciso atender requisitos como faturar até R$81 mil/ano e não ter sócios. Descubra se MEI ou ME é a melhor opção para o seu negócio e evite erros na escolha do regime.

GERAL

9/3/20251 min read

Ao iniciar uma atividade profissional autônoma que precise de emissão de nota fiscal, a maioria das pessoas busca inicialmente por uma MEI. O processo de abertura é fácil, rápido e paga-se menos impostos. Mas será que essa é mesmo a melhor opção para você? Confira nesse artigo algumas dicas que vão te ajudar a tomar essa decisão.

MEI é um modelo de trabalho empresarial para a abertura de CNPJ para o Microempreendedor Individual. Foi criado com o objetivo de regularizar os profissionais autônomos e pequenos empreendedores garantindo o acesso aos benefícios da previdência social. Para atuar nesse modelo é preciso seguir algumas exigências como:

  • Não existir sócio

  • Não pode ser sócio ou titular de outra empresa

  • Não pode ter filial

  • Atividade deve ser permitida como profissionais da estética, comércio varejista, instalação e manutenção, entre outros

  • Faturamento anual de 81 mil reais

Os benefícios dessa regularização de atividade profissional são inúmeros, e garantem ao microempreendedor o direito à aposentadoria, auxílio-doença, salário maternidade e pensão por morte para os familiares. Além disso, comprovar renda facilita a possibilidade de financiamentos.

Por lei, não é necessário um contador para abrir uma MEI, os impostos são cobrados em uma guia única com valor fixo, mas é ideal que você conte sempre com a assessoria contábil para esclarecer qualquer dúvida.

Se você tem dúvidas se deve abrir uma MEI ou ME, entre em contato com o nosso time de especialistas e agende sua consultoria gratuita. Você vai saber todos os detalhes em relação as atividades permitidas, taxas, impostos e indicar a melhor opção.