Qual a diferença entre declaração de IRPF e IRPJ

IRPF e IRPJ são obrigações diferentes: enquanto o IRPF é voltado para pessoa física e pode gerar restituição ou imposto a pagar, o IRPJ é exclusivo para empresas e trata da tributação sobre lucros. Entenda as diferenças e evite pendências com a Receita Federal.

GERAL

9/3/20251 min read

Essa época do ano é onde surgem mais dúvidas entre as declarações de imposto de renda e se você tem um CNPJ aberto e ainda não declarou, esse artigo é para você.

Todo cidadão brasileiro precisa declarar imposto de renda, assim como todo CNPJ aberto. E embora as duas estejam relacionadas a pagamento de imposto, existem grandes diferenças entre elas.

O IRPF é uma obrigação anual para pessoa física com renda e patrimônios dentro do limite estipulado pela Receita Federal.

O IRPJ é uma obrigação fiscal para todas as empresas e entidades jurídicas e está relacionada ao pagamento de impostos sobre os lucros obtidos ao longo do ano. A frequência e o valor desse pagamento pode variar entre mensal, trimestral e anual e são definidas de acordo com o regime tributário escolhido. As empresas devem informar sua receita bruta, despesas, lucros, prejuízos entre outras informações financeiras e contábeis.

A principal diferença entre elas é:

  • IRPF se concentra em rendimentos e despesas pessoais de pessoa física (CPF)

  • IRPJ está relacionado a lucros e despesas de pessoas jurídicas (CNPJ).

E embora ambas tenham o objetivo de recolher impostos existem contextos diferentes. Na declaração de IRPJ não há pagamento ou restituição e se você atrasar a entrega, sua empresa fica impossibilitada de recolher os impostos e consequentemente com pendências tributárias.

Na declaração IRPF, você pode restituir ou pagar impostos dependendo do que recolheu ao longo do ano. Se você atrasar, vai pagar multa e ter pendências no seu CPF.

Se você precisa de ajuda para declarar seu IRPF ou IRPJ, entre em contato com a assessoria da New PJ . É só clicar aqui e falar com o nosso time de especialistas.