Como criar um plano de negócios para o profissional PJ?

Este artigo mostra como montar um plano de negócios para atuar como profissional PJ, desde a pesquisa de mercado, definição de metas e objetivos, estrutura e gestão, até a análise financeira e estratégias de marketing. Com planejamento, você consegue organizar tarefas, definir investimentos e alcançar o faturamento desejado.

GERAL

9/3/20252 min read

Existem muitas formas de atuar como profissional PJ, seja prestando os seus serviços ou vendendo seus produtos, mas em nenhuma dessas opções pode faltar um plano de negócios.

Essa é uma ferramenta essencial para seu sucesso empreendendo.

Plano de negócios é um roteiro que vai descrever o funcionamento, estrutura e tudo o que você precisa para abrir o seu negócio. E nós da New PJ vamos te dar algumas dicas de como construir o seu, pensando em todos os detalhes.

A primeira coisa que você precisa fazer é pesquisar. A pesquisa é fundamental para que conheça o mercado que pretende atuar. Analise sua concorrência e as necessidades do seu público alvo. Dessa forma você consegue saber exatamente como oferecer seus produtos.

O passo seguinte é definir suas metas e objetivos com base na sua pesquisa. Comece pensando onde você quer chegar e faça o passo a passo de como iniciar e o que você precisa para chegar até o final.

A partir disso você precisa pensar na estrutura e gestão da sua empresa. O que você vai precisar para começar a operar em relação a espaço, equipamentos e pessoas.

Com essas informações você precisa fazer a análise financeira. Partindo do quanto precisa de investimento para começar e o quanto precisa mensalmente para que a empresa se pague e você tenha lucro. Pode parecer difícil no começo, mas é mais fácil do que parece, veja o exemplo abaixo:

Digamos que a sua meta é ter o faturamento líquido de 5.000 reais mensais, o que você precisa fazer para chegar até esse objetivo?

  • Definir o valor do seu produto

  • Definir a quantidade de produtos ou clientes você precisa para chegar a esse faturamento

Se o seu produto custa 50,00 é só você dividir a sua meta (5.000,00) pelo valor do seu produto (50,00) e você terá a quantidade de produtos / serviços que precisa vender mensalmente: 100.

Com essa informação você consegue definir as tarefas que te levarão ao seu objetivo final.

E por fim, crie a estratégia de vendas e marketing, sabendo o mercado e o seu público alvo fica mais fácil de criar anúncios e direcioná-los para quem realmente vai precisar daquilo que você oferece.

Dica valiosa: Crie um cronograma e tarefas com descrição, quem é o responsável e data de início e conclusão. Isso vai te ajudar a traçar um plano mensal, semanal e diário para atingir seu objetivo

Gostou dessas dicas? Então fale com um dos nossos especialistas para abrir o seu CNPJ e começar a empreender. É só clicar aqui.